Desde 2007, o dia 5 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial da Nutella (World Nutella Day). Em seu 15º ano de comemorações, a marca, presente no Brasil desde 2005, criou a campanha “Espalhe sorrisos com Nutella”. A ação global, adaptada regionalmente, conta, também, com estratégia digital criada pela Isobar Brasil, e tem como premissa convidar os fãs brasileiros a celebrar de diferentes maneiras as combinações do creme de avelã durante o café da manhã.
“Aplicamos o clássico conceito de pensar globalmente e agir localmente. O Brasil é muito rico do ponto de vista gastronômico e queremos explorar essa variedade com a oportunidade de consumo de Nutella no café da manhã. O momento mais tradicional para se consumir o produto é logo cedo. Aqui no Brasil, a tapioca é uma excelente opção de combinação para a primeira refeição do dia”, sugere o diretor de marketing da marca para América do Sul, Diego Caride.
O conceito da campanha tem duplo sentido, segundo o executivo, e está alinhado com as mensagens-chave da marca que visa, acima de tudo, transmitir o consumo equilibrado. “Usamos a palavra ‘espalhe’ porque Nutella está na categoria que chamamos de “spread” (que em português significa espalhar). Mais do que espalhar Nutella, queremos espalhar sorrisos, alegria, amor”, explica Caride.
Uma página exclusiva para a data (https://www.nutella.com/br/pt/dia-mundial-da-nutella) já está no ar no site da marca, com dicas de receitas e ideias para celebrar.
World Nutella Day
Tudo começou em 2007, a partir da iniciativa de uma fã norte-americana. A blogueira Sara Rosso gostava tanto do creme de avelã que achou que o produto merecia ter um dia especial. E, claro, os demais fãs adoraram a ideia e passaram a se juntar por todo o mundo para celebrar sua paixão pela Nutella nas redes sociais por meio de fotos, receitas, poemas e mensagens. Desde então, o dia 5 de fevereiro se tornou global e a data ganhou tamanha proporção que, em 2015, a Ferrero a oficializou.
Foto: Divulgação.