Natura inaugura a Casa de Perfumaria do Brasil, um espaço físico, capaz de representar em níveis sensoriais toda a especialidade da perfumaria da marca. O espaço, localizado no Centro de Inovação da Natura, em Cajamar (SP), é um convite para uma imersão multissensorial, um misto de laboratório de alquimia, biblioteca de cheiros e mostra interativa e audiovisual. “A Casa de Perfumaria do Brasil é a tradução das riquezas de um Brasil vasto, alegre, vibrante. Da alquimia das fragrâncias, agora, nos transportamos para uma experiência única que desperta sensações em todos os sentidos”, comenta a vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura, Andrea Alvares.
Projetado pelo arquiteto Roberto Loeb, o centro possui quatro ambientes que combinam arte, ciência, natureza e tecnologia, e materializam o jeito único de fazer fragrâncias da marca, que transborda tradição e brasilidade. A concepção do projeto é da Natura e de sua perfumista exclusiva Verônica Kato em parceria com o premiado curador Marcello Dantas.
Durante a jornada pelos quatro ambientes que compõem a Casa de Perfumaria do Brasil, somos guiados pelos sentidos, que nos transportam para uma conexão emocional com as paisagens, pessoas e ingredientes de um Brasil exuberante. “Ao longo da experiência, somos envolvidos pelos cheiros, sons, cores, texturas e imagens de uma brasilidade que transborda, mas que não se explica, só se sente”, explica a diretora de perfumaria da Natura, Denise Coutinho.
A experiência se inicia pela Sala Multissensorial. Repleta de espelhos, banhada com imagens de flores e trilha sonora envolvente, a sala é um convite para se conectar. Uma atmosfera preenchida pelo cheiro da priprioca simboliza a preciosidade dos óleos essenciais da paleta olfativa exclusiva da Natura.
No Jardim Aromático, mais de 50 espécies de plantas do Brasil e do mundo, cuidadosamente curadas por Verônica Kato, convivem em harmonia. Aqui, respira-se a natureza viva e exuberante de um pedacinho da Amazônia, sua cultura e sua gente, já que grande parte das espécies são nativas da biodiversidade amazônica. E é de alguns desses ingredientes que a Casa de Perfumaria do Brasil obtém óleos essenciais únicos que compõem o coração de suas fragrâncias.
Representando o compromisso com a inovação e sustentabilidade, presentes no DNA da Natura, a designer Nicole Tomazi criou a instalação “Jardim de Frascos”. Feita com 1,5 mil frascos de fragrâncias, a obra faz referência ao cuidado ambiental da marca, pioneira na adoção da sustentabilidade na perfumaria. “Para a Natura, só é inovação se causar impacto positivo. Desde 2007 todas as nossas fragrâncias levam álcool 100% orgânico proveniente da cana “verde” cultivada sem queimadas, agrotóxicos ou adubos químicos. Além disso, todos os frascos da Casa de Perfumaria do Brasil contêm vidro reciclado. Com a iniciativa, são mais de 1 milhão de garrafas que deixam de ir para o lixo e ganham um destino nobre”, explica Andrea.
Na Sala Alquimia, projeções de alta tecnologia em telões panorâmicos exibem o que está por trás da magia do desenvolvimento da perfumaria Natura, conectando desde as comunidades amazônicas, a origem dos ingredientes, até a concepção artística das fragrâncias por Verônica Kato, e suas cocriações com outros perfumistas renomados do mundo todo. Por meio de um grande painel de vidro, o moderno laboratório da perfumaria Natura, anexo a este ambiente, pode ser avistado. Já na grandiosa mesa de experimentação acontece a demonstração prática de diferentes caminhos olfativos da perfumaria, contendo amostras dos mais diversos ingredientes. Uma verdadeira biblioteca de cheiros do Brasil que aflora emoções, desejos e memórias. É através dos sentidos que A Casa de Perfumaria do Brasil nos revela porque só a Natura faz, na alquimia da perfumaria, a alquimia do Brasil.
Para Veronica Kato, perfumista exclusiva da Natura, a criação de uma fragrância é um ritual que envolve arte, ciência e natureza: “Há beleza nessa união de elementos capazes de se transformarem em uma fragrância. É dessa singularidade que nasce o espaço da Casa de Perfumaria do Brasil, uma viagem entre sentidos, uma jornada que representa a magnitude dessa alquimia”, cita Veronica.
Além da inauguração do espaço físico, a Casa de Perfumaria do Brasil lança também sua nova campanha, “Sinta o desejo pela vida pulsar em você”, em parceria com a agência GALERIA. Inspirado nas festas brasileiras, manifestações culturais que misturam crenças, ritmos e tons em uma alquimia vibrante, o filme traduz a alma brasileira a partir das criações da Natura. Confira aqui.
Fotos: Divulgação.